23/07/2006

Absurdo

O primeiro tiro

Uma das coisa que não percebo é a razão porque se tenta fazer frente a Israel pelas armas. Não se aprendeu nada com Gandhi?

Israel tem força militar (significativa), os oponentes não têm. Israel é um país democrático e coeso, e dispõe de forças armadas que respondem a um comando. Os oponentes a Israel não são nem uma coisa nem têm a outra.

Se havia uma situação relativamente estável no sul do Líbano, porque empilhar armamento junto à fronteira?

E porque se empilha armamento em prédios de habitação?

E quem o empilhou? O exército do Líbano sob a batuta do respectivo poder político, de forma coesamente assumida?

A resposta a estes parágrafos é simples: porque os oponentes a Israel se estão nas tintas para o Líbano e para os civis cujas posições dizem defender.


Os Estados Unidos

Não compreendo porque se denomiza os Estados Unidos e se olha para eles de cada vez que uma crise rebenta. Reclama-se que se imiscuem em todo o lado, e de cada vez que há caldinho, quem os demoniza, olha para eles ...


O tempo que a operação demorou a ser preparada


Isto demonstra que quem o refere não faz a mínima ideia sobre o que é a instituição militar.

Nenhuma instituição militar que se preze, por isso na Europa há poucas, espera pela crise para preparar uma operação.

Toda e qualquer instituição militar digna desse nome está em permanente preparação para toda e qualquer eventual ameaça.

Isto explica por um lado porque tiveram os israelitas uma resposta pronta, por outro, porque há constantemente notícias sobre preparações militares em relação a potenciais conflitos. “eles até já estão em treinos” ... Pois claro: são militares.

Quantas vezes as nossas insípidas tropas já treinaram face a potenciais ameaças de todos os quadrantes? E os espanhóis não fazem o mesmo? E os franceses? Fazem-no para justificar o orçamento, porque daí a estarem dispostos a entrar em combate vai uma enorme distância. Mas preparam-se face a cenários. Perante algo mais que cenários, que se acha que os israelitas deveriam fazer? Filmes?

Resumindo, os israelitas responderam rapidamente porque fazem o trabalho de casa.

O post de O Jumento

Se há absurdo, o post de O Jumento é um belo exemplo.

.