22/05/2008

À sombra do aquecimento

É muito interessante ver a forma 'integrada' como os dados do projecto ecofascista demonimado "aquecimento global" são cozinhados.

Um dos exemplos é dissecado por Anthony Watts.

....

Há pontos de recolha de temperaturas espalhados por todo o globo. No caso presente, o ponto foi deslocado de uma zona em campo aberto para uma zona arborizada.

A deslocação foi feita sem que devida nota disso fosse dada às respectivas bases de dados.

Evidentemente que tal transferência parece fazer com que as temperatura lidas desçam, mas os ideólogos do aquecimento sabem isso e tratam de introduzir os algorítmos que garantam que as temperaturas máximas não de distingam da média dos restantes postos e das médias anteriores do referido ponto de recolha.

Os "especialistas" asseguram o "ajuste" da temperatura máxima, mas não das mínimas.

Bom, dir-se-á: mas se há um ajuste geral de temperaturas, também as mínima serão ajustadas.

Pois. Sim e não. As temperaturas mínimas foram, de facto, ajustadas para cima da mesma forma que as máximas, porque na zona arborizada as temperaturas são, em geral, mais baixas que no descampado. Mas durante o inverno isso não acontece porque as árvores perdem a folhagem.

Feito o 'ajustezito' para cima, eis que as temperaturas no inverno sobem artificialmente e aí está uma 'ajudinha' a um dos chavões dos esturricadistas: "os invernos são mais amenos".

.