13/10/2005

Os Melgas da Alegria


Trabalhei ontem até muito tarde. Já na cama descubro, da pior maneira, que o difusor anti-melga se tinha acabado. Durante a noite, mal dormida, matei, à chapada 18 melgas.

Ainda mal acordado, ligo a TV e na RTP1 está o pseudo-alentejano de serviço do programa Praça da Alegria a tecer considerações sobre notícias de um jornal.

Uma das histórias, segundo o personagem, rezaria assim:

Um determinado homem, angolano, encontrava-se retido, com o filho, menor, num campo de repatriamento inglês e na eminência de ser recambiado para Angola.

Porque teria feito parte de um movimento democrático pelo qual familiares seus, ainda no território, estavam a ser perseguidos, alguns deles estando mesmo presos, esse homem não poderia ser repatriado sem correr grave perigo.

Tendo tido conhecimento de que em Inglaterra não seriam repatriados menores órfãos, o angolano decidiu-se e prosseguiu com o suicídio.

A alentejana(?) figura decide então retirar a sua moral da história. Segundo ele, como seria possível que Blair, invasor de países, repatriasse um cidadão naquelas circunstâncias?

À figura de boina e capote, não ocorre perguntar porque anda a sinistra figura de José Eduardo dos Santos a perseguir cidadãos que se envolvem em lutas de cariz democrático.

Não lhe ocorre perguntar porque se perseguem familiares de pessoas que se envolvem em lutas pela democracia.

Não lhe ocorre perguntar como é possível num país em paz, rico em recursos, como Angola, provocar a fuga de cidadãos para o estrangeiro em circunstâncias dramáticas.

Dá implicitamente de barato que reconhece que em Angola está instalado um regime que persegue democratas e que persegue familiares de democratas e não dá mostras de ver nisso qualquer problema.

Por distracção certamente, não repara que justamente o malogrado angolano viu em Inglaterra um potencial território de refúgio.

... e só lhe ocorre culpar Blair pela tragédia, exactamente um dos poucos dirigentes políticos que é capaz de colocar tropas para libertar países que se encontram debaixo de regimes idênticos ao angolano, ... que sumariamente executa democratas ...

.