02/05/2005

Já se cá sabia – Saddam e Kim Il-Sung, herois da esquerda (?) II

No espaço reservado a comentários, Votem nas Putas (aparentemente) responde ao meu comentário ao seu artigo: Já se cá sabia.
Comentário ao comentário de Range-o-Dente:

O que determinada esquerda pensa, não sei. O que eu penso é que, quando se querem derrubar ditaduras se deve assumir essa louvável actuação com frontalidade. Do mesmo modo que a intenção de consolidar posições geoestratégicas não deve ser camuflada com desculpas de combate ao terrorismo ou quaisquer outras. O que esta esquerda exige é que não se inventem pretextos para prosseguir políticas encapotadas.
Comentário ao comentário ...

Sendo assim, o caminho correcto - que a esquerda não tomou - seria o de declarar que apoiava o ataque no sentido de obter o desmantelamento da ditadura mas que não ia na historia das ADMs. Essa declaração de apoio nunca foi feita, bem pelo contrário (de lembrar que a esquerda sempre declarou que não se instalavam democracias pela força – ainda na véspera das eleições iraquianas sempre previstas como de altíssimos níveis de abstenção).

Votem nas Putas declara agora como “louvável” essa actuação. Pode, sem dificuldade concluir-se, que do ponto de vista do referido blog, George Bush fez, afinal, algo de louvável - declaração sem dúvida surpreendente.

Ainda sobre a consolidação da ocupação de posições camuflada de combate ao terrorismo, trata-se de um ponto de vista absolutamente niilista. Como é possível combater o que quer que seja, com sucesso, sem consolidação de posições? O que se pretenderia alternativamente? Que os norte americanos atacassem e seguidamente retirassem das posições geo-estratégicas entretanto alcançadas deixando o terrorismo reocupar o terreno para que depois a esquerda dissesse que as operações se tinham saldado num fracasso?

Verterei mais tarde alguns caracteres sobre a história das ADMs, e explicarei porque me parece que as consequências da sua inexistência constituem um erro estratégico de maior monta para a esquerda e para Europa que para os Estados Unidos da América.

O que exigido à esquerda é que não se contradiga em cada duas palavras.

Adenda (3 de Maio)

Votem nas Putas escreve:
“O que esta esquerda exige é que não se inventem pretextos para prosseguir políticas encapotadas.”
Para ser coerente com o conteúdo, deveria escrever:
O que esta esquerda exige é que não se inventem pretextos para prosseguir políticas correctas.
Nessa altura eu estaria de acordo.

.