27/04/2005

Já se cá sabia – Saddam e Kim Il-Sung, herois da esquerda (?)



Escreve Votem nas Putas:
Pronto, agora é oficial: a CIA concluiu que não existem armas de destruição massiva no Iraque.

Sabia-se que Saddam era um facínora, um ditador cruel e, provavelmente, bastariam estes atributos para justificar uma guerra.

É caso para dizer que não havia necessidade de inventar a desculpa do combate ao terrorismo e as armas de destruição massiva para consolidar posições geo-estratégicas.

Assim, passam a ter razão todos os que criticaram os fundamentos então invocados, por mais que hoje os protagonistas da guerra nos venham falar em restabelecimento da democracia no Iraque.

Esta só aconteceu como efeito colateral de uma guerra insensatamente iniciada.

Se é de instauração da democracia que se trata, para quando a invasão da Coreia do Norte?
Continua a transparecer que determinada esquerda (será?) acha que não é de remover do poder ditadores facínoras e cruéis.

Continua a transparecer que determinada esquerda (será?) acha que não deve haver consolidação de posições geo-estratégicas em zonas dominadas por ditadores facínoras e cruéis, por potências capazes de propiciar a instauração de democracias (incipientes que sejam) derrubando figuras que consideram o seu povo como não mais que gado.

Continua a transparecer que determinada esquerda (será?) continua sem coragem de defender, para si, o que defende para os outros – ditaduras facínoras e cruéis. Aposto de a mesma determinada esquerda (será?) festejou (como eu) o 25 de Abril – eu sei porque o relembro sempre, será que essa esquerda (será?) o sabe ao certo?

Quanto à Coreia do Norte, por mim, se for possível – se for exequível – derrube-se já o ditador. Que não haja potências dispostas a dar o passo pode ser censurável. O que é certamente censurável é não se ter a coragem de declarar que urge derrubar a ditadura norte-coreana. Se calhar não é uma questão de coragem. É pior ainda …

.