20/04/2005

Detector pronto para receber feixe de neutrinos


A escada, localizada à direita, dá uma boa noção das dimensões do equipamento.

Sumário – (5 de Março de 2005) Alguns cientistas começaram a disparar um feixe de neutrinos, através da terra, até um alvo localizado a 735Km de distância.

Esta experiência ajudará a equipe a compreender como são os neutrinos capazes de atravessar tremendas quantidades de matéria, raramente interagindo.

Considera-se actualmente que existem pelo menos 3 variedades (ou sabores) de neutrinos, respectivamente associados aos electrões, aos muões e às partículas tau.

Pensa-se que só serão gerados neutrinos da variedade associada ao muão, mas isso será confirmado por detectores colocados junto à origem no e(in)jector, situado no laboratório "Fermilab", perto de Chicago.

Se no alvo, situado no subsolo, na mina Soudan no Norte do estado de Minnesota, se detectar qualquer outra variedade de neutrino, poderá concluir-se então que a variedade original (muão) se terá transformado.

Com sorte, poderão mesmo vir a capturar-se partículas no exacto momento da sua transformação (de uma para outra variedade) podendo então os cientistas vir a compreender melhor o que se terá passado durante o trajecto entre Chicago e o Minnesota.


Desenvolvimento (em inglês).

Link recomendado (em inglês).

.