21/09/2007

Estupidificação colectiva

Um dos meus filhos foi chamado à atenção pela professora da filha por que a catraia dele saberia demais. "É um problema porque dificulta a gestão da turma", dizia.

Ele mostrou-se surpreso por ser entendido, pela professora, como um "problema", que uma aluna sua soubesse "demais", e aproveitou para tentar saber se ela chamava também habitualmente a atenção dos pais dos putos mais broncos de que a aselhice dos seus pimpolhos travava o desenvolvimento dos restantes.

A gaguez a rubrez dela pareceram explicar o resto.

A gaguez foi responsabilidade da professora e do ministério. Da professora porque nunca lhe teria passado pela cabeça que tudo quilo era uma palermice, do ministério porque a imbecilização faz parte da sua política "educativa". O rubro, espero eu, teria sido resultante da percepção, pela professora, de que estava ali a fazer papel de grande dinamizadora de um processo de estupidificação colectiva. Mas não estou muito certo disso. Se calhar por ter sido a primeira vez que aprendeu, de facto, alguma coisa.

Pelo exposto percebe-se que a professora preenche todos os requisitos para ser eleita delegada sindical. Bem tijoladinha a coisa, poderá mesmo vir a ser assessora de educação num gabinete ministerial.

.