08/09/2007
Da avestruz III
Há uns tempos alguém me chamou a atenção que muitos problemas em física têm vindo a apontar para cenários mais e mais aparvalhados.
Foram-me referidas (de memória) casos em que:
- Um helicóptero voaria a 300 Km de altura
- Um fardo de palha pesaria 500 gramas.
Faz sentido levar-se um aluno a resolver um problema cujo desfecho desemboca nos cenários acima?
Isto poderá ser mais um sinal explicativo do aparente alheamento com que, mais e mais professores vivem a realidade.
Ainda há uns meses, num blog aqui ao lado deparei com esta. Como chegàmos aqui? Como é possível que se acredite em tudo, em particular sendo-se professor? Chiça!
Fé? Ensino básico capaz de levar a acreditar em gambozinos de tal forma que nem um professor se consegue divorciar do conceito? Ver-se-á demasiada televisão e acreditar-se-á que ela espelha a realidade?
Será que se aceita que tudo pode ser verdade desde que se acredite sem pestanejar?
... e que "educação" receberão os alunos caso os especimens em causa consigam uma turma?
.