Equidade: imparcialidade; igualdade; justiça; rectidão;
Discriminação positiva de uns, implica discriminação negativa de outros pelo que, para um mesmo acto e aplicando a novilingua se pode dizer que continuamos perante um exercício de equidade.
Equidade é assim sinónimo de duas coisas: discriminação positiva e discriminação negativa.
Confuso? Não. Apenas novilingua.
Actualização:
Repare-se nesta pérola de lógica debitada num comentário deste mesmo artigo:
Equidade é ter igualdade para condições diferentes, diferença para condições diferentes.Hummm ...
Mas há ainda duas outras frases lapidares:
DP [discriminação positiva] é beneficiar um indivíduo apenas por este ser diferente ou pertencer a uma minoria.Na primeira frase o autor relembra que não concorda com a discriminação positiva apenas por determinadas pessoas serem diferentes.
Quando as diferenças não são da responsabilidade do próprio, ele deve ser beneficiado.
Na segunda, abre uma excepção dizendo que se a diferença não for da responsabilidade do próprio, então deve ser compensado.
Conclui-se, portanto, que há pessoas que fazem outras serem diferentes. Os médicos que fazem operações plásticas devem (entre outros) cair nesta categoria.
Um gajo a quem é rejeitado um trabalho apenas por ser mal encarado, passa a ser diferente. Mas se não for rejeitado, continua a ser igual.
Conclusão: não se é aquilo que se é. É-se de acordo com aquilo que nos acontece, pelo que a vontade do próprio não tem qualquer função, apenas a dos outros.
Eu, por mim, defendo que sou o que sou, independentemente de poder ser mal avaliado ou não.
.