10/11/2005

Sem a presença de Cavaco Silva, Mário Soares esfuma-se


O contra‑candidato Mário Soares está com problemas existenciais.

De acordo com as declarações de hoje à TSF, se Cavaco Silva não lhe ligar nenhuma, a existência da contra‑candidatura de Mário Soares fica posta em causa. O problema é, aparentemente, de tal forma sério que, se Cavaco Silva continuar sem lhe ligar peva, é de supor que Mário Soares venha mesmo a tomar a decisão de retirar a sua contra‑candidatura.

Diz Mário Soares:
«Parece que o professor Cavaco Silva vai agora fazer uma viagem, o que lhe permite continuar numa posição de não fazer pré-campanha. É uma posição que lhe agrada certamente, mas vai-se tornando uma espécie de candidato esfinge».

Esta aflição pela ausência de Cavaco Silva é espantosa. Deve-se certamente a altruísmo político. Veja-se bem, Mário Soares está preocupado por Cavaco Silva estar a perder a possibilidade de expor as suas ideias durante a pré‑campanha. Suponho que não será outra coisa. A não ser que Mário Soares esteja seco de ideias e precise de Cavaco Silva como fonte de inspiração.

E que dizer da “esfinge”? Será uma referência aos atributos de beleza de Cavaco? A ser assim será, talvez, uma piscadela de olho aos Anacletos!

E Mário Soares continua. Segundo a referida TSF, “na opinião de Soares, a circunstância de o candidato apoiado pelo PSD e CDS-PP estar «silencioso e ausente do país» está a condicionar a pré-campanha dos restantes candidatos no que se refere à organização de debates, o que considerou «inaceitável»”.

Não tarda muito Mário Soares aventará a possibilidade de não se poderem realizar eleições presidenciais por causa da ausência de Cavaco. Para Mário Soares, sem Cavaco não há Portugal.

Para quem ainda tenha dúvidas, Mário Soares clarifica:
«Os debates devem ser com todos, não há que discriminar nenhum candidato e, portanto, ele próprio não pode ser discriminado. É um bocadinho pesado que, por ele ter organizado a sua vida de modo a prolongar o tabu do silêncio, os outros fiquem privados da palavra, o que não pode ser. Isso é inaceitável».

Veja-se bem quanto Mário Soares se preocupa com a eventual discriminação de que Cavaco Silva possa vir a ser vítima. Até parece que Mário Soares está com receio de não vir a ter a oportunidade de votar em Cavaco Silva.

E quanto à possibilidade de a ausência de Cavaco Silva vir a privar da palavra aos restantes candidatos? Até parece que, sem Cavaco Silva todos ficam sem pilhas.

Percebe-se que Cavaco Silva vá viajar. Fica em Portugal Mário Soares para relembrar da indispensabilidade de Cavaco Silva como figura fulcral no panorama presidencial português.

Não admira que já anteriormente, Mário Soares, elegesse George Bush como figura de referência a ter em conta em relação à aprovação, ou não, do Tratado Constitucional Europeu.

De cada vez que Mário Soares abre a boca, o disparate é absoluto e total ...

.