06/12/2005

Cavaco Silva versus Manuel Alegre

O debate entre Cavaco Silva e Manuel Alegre foi um debate civilizado. Suponho que do ponto de vista do cargo a que almejam, nenhum possa cantar vitória – ter demonstrado que é claramente mais competente que o outro. Do ponto de vista da luta para o cargo, Cavaco Silva saiu vencedor.

Não se trata de uma vitória sobre os argumentos de Manuel Alegre, mas uma vitória por ter conseguido desmontar alguns slogans que a esquerda lhe tem atirado à cabeça, nomeadamente o da ‘força de bloqueio’, que ele resolver dizendo fundamentalmente que em caso de dúvida virá a ser uma força de desbloqueio, e o de explicar que almeja para o país o mesmo nível cultural que Manuel Alegre, mas que supõe que o país precise de uma indispensável estabilidade económica mínima para lá chegar.

Inteligentemente, Manuel Alegre não entrou no disparate da conversa da globalização, mas suponho que Mário Soares não vai perder a oportunidade para se espalhar ao comprido.

Ainda sobre Manuel Alegre, não gostei de duas coisas: a conversa sobre o Procurador Geral da República e o facto de nunca referir a economia como um dos ramos do saber.

Já agora, para quem tiver dúvidas, se Portugal não estivesse atascado até ao pescoço em problemas económicos da sua (da nossa) inteira e exclusiva responsabilidade, preferiria ver Manuel Alegre na Presidência a ver Cavaco Silva – necessariamente na posição de bombeiro. Mas uma coisa é aquilo que eu gostava que Portugal fosse, outra aquilo que ele é. Como dizia Melo Antunes, é a dura ditadura da realidade.

.