20/12/2005

Debate entre Cavaco Silva e Mário Soares

... em directo ...

... Soares diz que nunca fez ataques pessoais ... !!!!

... Soares continua à procura de esqueletos ...

O "debate" tem 3 entrevistadores: os dois jornalistas e Mário Soares. O entrevistado é Cavaco Silva.

Soares tentou a técnica da interrupção do discurso do adversário. Cavaco ignorou-o e perguntou se podia continuar.

Mário Soares usa demasiado a palavra "ele". ... ele, ele, ele, ... Soares e Cavaco falam da mesma pessoa: de Cavaco.

Soares insiste em falar do passado, Cavaco do que propõe para o futuro. Soares, de esqueletos. Cavaco, de bébés.

Soares não voltou a tentar interromper Cavaco. Terá percebido que achincalhar é falta de educação?

---- intervalo ----

Durante a 1ª parte, o contra-candidato Soares nada disse sobre o que propõe. Limitou-se a acirrar espantalhos.

---- 2ª parte ----

"... mas eu queria voltar atrás em relação a [não sei o quê] que falou Cavaco Silva ..." diz Soares.

Cavaco continua a explicar o que propõe, Soares a dar-lha a oportunidade de o continuar a explicar.

Soares volta a tentar interromper, Cavaco lembra que está no uso da palavra.

"Até este momento só se falou das minhas ideias ..." diz Cavaco. Pois.

"Não tem uma formação política", diz Soares de Cavaco. Soares ainda não percebeu que isso joga a favor de Cavaco.

"Estamos a perder tempo falando de coisas de há 10 anos", diz Soares depois de não ter feito outra coisa todo o tempo. E volta a falar do passado.

"Eu pensava que se ia passar para o futuro, afinal voltámos às vacas gordas e vagas magras" responde Cavaco. Pois.

"Voltando ao ponto fundamental", diz Soares. E volta a falar de Cavaco. Segundo Soares, o ponto fundamental é Cavaco.

Soares levanta os espantalhos de Cavaco ser, ou não, social-democrata. Cavaco responde que os portugueses o vêm como tal. Pois.

Soares volta a falar de Cavaco Silva ...

Mário Soares fala de subversão do regime, mas diz que tal não está em causa.

Cavaco diz que ainda não se sabe o que pensa Mário Soares. Mário Soares diz "mas eu explico". Pois, estamos todos à espera.

"Como se continua nas minhas ideias ... eu continuo ..." diz Cavaco.

"Eu nunca dissolvi a Assembleia da República. Eu só dissolvi a Assembleia da República porque ..." ... "Eu nunca dissolvi a Assembleia da República" diz Soares. E continua a falar do passado.

Parece que vai falar do futuro ... não. Volta a falar do passado. Volta a falar de Cavaco. Agora diz que Cavaco "teme o convívio dos outros". Soares diz que "sabe o que lhe diziam" de Cavaco, nas reuniões na Europa. Mas não consubstancia o que lhe diziam. A deselegância total. Brutalidade, mesmo.

Mário Soares diz que Cavaco Silva nada diz da globalização, mas que disse (!), mas não se manifesta sobre qual a "boa" globalização. Volta ao passado ... os galões ... as bruxas ... os espantalhos ...

Cavaco explica (novamente) o que é a globalização. Mário soares deu-lhe essa oportunidade. "a globalização não é algo que possamos escolher" diz Cavaco. Mário Soares diz que "isso toda a gente sabe" ... no comments.

Soares volta a tentar interromper, Cavaco pergunta se pode continuar.

Mário Soares reclama que Cavaco nada sabe da "cidadania global". E volta a falar de banalidades.

Mário Soares, que ainda não falou de outra coisa que de Cavaco Silva, diz que a comunicação social fala demais de Cavaco Silva.

Soares queria um debate à moda dele. Aquele que, segundo me recordo bem, nunca ninguém conseguia perceber coisas alguma.

Intervenções finais:

Soares - O PR serve para exercer o poder moderador. Eu estou nas melhores condições nesse sentido.

Cavaco - Não tenho atacado ninguém ... pensem nos vossos filhos ... posso ajudar os portugueses a ultrapassar esta fase difícil. Escolham em consciência.

... a finalização de Cavaco foi um pouco frouxa.

... FIM.

.