14/12/2005

Investigação reforça suspeitas de voos secretos

Eis um belo exemplo da lógica retorcida que impulsiona uma parte substancial da “mentalidade bem pensante” da Europa.

Artigo da TSF:

Investigação reforça suspeitas de voos secretos

Uma investigação do Conselho da europa reforçou as suspeitas da existência de voos da CIA para transportar presumíveis terroristas que terão sido detidos e levados para outros países.

Segundo precisou Dick Martin, encarregue da investigação do Conselho da Europa sobre a detenção de presumíveis terroristas islamitas na Europa pela CIA, «processos judiciais em curso em alguns países parecem mostrar que pessoas foram presas e transportadas para outros países sem respeitar qualquer norma de assistência judicial».

Dick Martin adiantou que os elementos recolhidos até ao momento permitem «reforçar a credibilidade das alegações referente ao transporte e detenção temporária de pessoas, à margem de qualquer processo judicial».

«É inevitável constatar que as alegações nunca foram formalmente desmentidas pelos EUA», apontou Martin, acusando também a «ausência de informação e de explicações sobre este assunto» pela secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, na recente viagem que afectou à Europa.

Neste âmbito, o Conselho da Europa pede com insistência a todos os Governos dos Estados-membros para se «comprometerem plenamente na investigação da verdade sobre voos dos respectivos territórios por aviões que tenham nestes últimos anos transportado pessoas detidas e presos à margem de qualquer processo judicial».

Entretanto, os eurodeputados do Parlamento Europeu (PE) deverão chegar quarta-feira a acordo sobre a constituição de uma comissão temporária para esclarecer os alegados voos e prisões secretas da CIA em vários países da Europa, incluindo Portugal.

É um excelente exemplo de ataque a fantasmas.

Tudo se resume a uma simples “ferramenta” de trabalho: se o acusado não desmente, então é verdade.

Há milhões de razões para que não se desminta tudo de que se é acusado, mesmo no caso de não fazer qualquer sentido. A mais óbvia, é a de não se deixar criar um precedente que, no futuro, em circunstâncias idênticas, permita que se possa via a tirar conclusões ainda mais precipitadas e radicais. Os Norte Americanos não são parvos e pensam a longo prazo. Suportam que se duvide bastante deles para não deixarem, da vez seguinte, que a dúvida venha a ganhar ainda mais consistência e mais rapidamente.

Uma das mais insidiosas desvantagens daquela forma idiota de tirar conclusões reside no levantar de tais quantidades de poeira que acaba por permitir aos acusados, caso tenham cometido algo parecido ou exactamente aquilo de que os acusam, de manobrarem na confusão de forma a saírem incólumes. Ainda por cima, a serem verdadeiras as acusações, os Norte Americanos contarão com a complacência dos governos e serviços secretos europeus que com eles colaboraram, quer fechando os olhos, quer, caso o processo tenha simplesmente passado despercebido à mesmas entidades, com a sua pacividade no sentido de que nada se apure para que não se perceba o seu nível de incompetência.

... e a Europa continua a querer brincar às superpotências ... Freitas do Amaral diz umas coisas ...

Pelo andar da carruagem, será mais uma que nos vai sair caro. Se tudo vier a correr mal, sabe-se qual a saída: acusar a CIA de ter feito publicar a notícia que incendiou o rastilho, só para lixar a Europa.

.