31/12/2005

Observadores da UE abandonam Rafah

No Expresso de 30 de Dezembro de 2005.

Observadores da UE abandonam Rafah

Os observadores da União Europeia (UE) presentes na Faixa de Gaza foram hoje instados a abandonar o terminal de Rafah, na sequência da tomada de controlo dessa fronteira meridional por dezenas de polícias palestinianos.

Segundo a página digital da BBC, dezenas de polícias palestinianos tomaram de assalto o terminal de Rafah, inconformados com a crescente falta de ordem na Faixa de Gaza e em protesto pela morte de um colega, quinta-feira, num confronto com activistas.

A polícia, apoiada por homens armados do Partido Fatah, bloqueou o acesso a essa fronteira com o Egipto e obrigou os observadores da União Europeia a abandonarem o local.

A passagem de Rafah foi aberta em 25 de Novembro e conta com uma missão de observadores da União Europeia (UE), segundo o acordo assinado entre israelitas e palestinianos, com a mediação internacional.

Nos termos do acordo, os monitores da UE devem estar presentes para que o terminal possa estar em funcionamento, assinala a BBC.

«O terminal de Rafah está encerrado porque os monitores partiram», disse Guardia à agência Reuters, citada pela BBC, mas os monitores deverão regressar assim que a sua segurança esteja garantida.

.